top of page

Casa Toró

Casa Toró, Porto Belo, 2025, Condomínio All Resort

Área Construída = 710m²



A Casa Toró se organiza a partir de uma ampla circulação horizontal, que se desdobra em diferentes abrigos e varandas cobertas, evocando a forma de um grande guarda-chuva. O brise principal tem seu desenho inspirado em um dos petroglifos neolíticos encontradas em Porto Belo, cuja composição também remete à imagem de um guarda-chuva.


1) O terreno de 1.000 m² apresenta um grande declive de aproximadamente 3 m, voltado para o campo de golfe na fachada oeste. Essa posição proporciona uma vista privilegiada, mas também exposição elevada à radiação solar, exigindo soluções de conforto ambiental passivo para proteger a casa do sol direto. Os recuos mínimos obrigatórios asseguram ventilação constante, com predominância de ventos de nordeste e ocorrência de ventos de sul. O desnível do terreno permite que a residência conte com um pavimento inferior parcialmente encaixado na topografia.


2) Da rua, a casa aparenta ter apenas um pavimento, garantindo privacidade; já em direção ao campo de golfe revela seus dois andares de forma imponente. As frentes principal e posterior são unidas por uma circulação horizontal que organiza os espaços como uma galeria, revelando a vista ao campo e culminando em uma escada helicoidal que conecta à piscina. Dessa circulação se ramificam os ambientes, distribuídos como sob um grande guarda-chuva, ideia que inspira o nome da casa. Voltados sobretudo ao campo e a jardins internos privativos, os espaços também incluem suítes secundárias abertas para um terraço vegetado sobre a cozinha.


3) A casa foi setorizada em dois pavimentos, distribuídos em pavimento térreo, com acesso direto da rua, e pavimento inferior., com acesso ao principal pátio externo, nos fundos. Contrariando a lógica convencional, os ambientes mais íntimos, como as suítes e sala de leitura, foram posicionados no andar mais elevado. Dessa forma, os ambientes mais sociais, como living, cozinha e área gourmet, puderam ficar articulados com o pátio e piscina. A escada que conecta os pavimentos está posicionada estrategicamente em local que garante que não haja cruzamento entre os fluxos da área social e da área íntima. 


4) A composição final da casa garante uma série de visuais privilegiados a partir do terreno, sobretudo do campo de golfe e da rua. Demais visuais foram direcionados para um conjunto de recortes criados na forma, que abrigam jardins com paisagismo de espécies nativas, como forma de criar conexão visual com a natureza sempre que possível. Como forma de controlar visualmente o sol excessivo, bem como garantir privacidade, foram inseridos painéis de brises de madeira que remetem às litografias neolíticas encontradas em Porto Belo.


bottom of page