top of page

Casa Aurora

Casa Aurora, Porto Belo, 2025, Condomínio All Resort , Projeto Premiado

Área Construída = 486m²


A Casa Aurora se abre para a luz e para o calor, mas encontra no desenho de seus brises o equilíbrio entre proteção e transparência. Inspirados em um petroglifo encontrado em Porto Belo, esses elementos filtram os raios solares e os transformam em traços que se projetam sobre os espaços internos, como se fossem linhas desenhadas por um lápis de luz. Assim, a casa se envolve em uma atmosfera cálida e mutante, em que o sol não apenas ilumina, mas também compõe uma narrativa poética que acompanha o passar das horas.


1) O terreno, com área aproximada de 693m², apresenta-se praticamente plano e destaca-se por sua geometria particular, que se abre generosamente para a vista ampla para um uma área verde. Como possui orientação Leste-Oeste, possibilita áreas de pátio com sol o ano inteiro, que podem ser aproveitadas com piscina. Contudo, essa condição também requer a adoção de elementos de proteção solar nas principais fachadas. Além disso, os recuos mínimos obrigatórios favorecem a ventilação constante, proveniente dos ventos de nordeste, predominantes, e também dos ventos de sul, reinantes em determinadas épocas.


2) A casa foi organizada em dois pavimentos sobrepostos, com o pavimento térreo em forma de ‘L’ que configura um pátio ao mesmo tempo que o protege da rua. Seus ambientes mais sociais estão direcionados para o pátio, que abriga uma piscina. O pavimento superior possui uma área menor, e essa condição cria terraços descobertos que servem como extensão das atividades internas. Todos os quartos possuem terraço, com destaque para a suíte principal, que terá um terraço exclusivo com vista para a área verde.


3) A casa foi organizada em dois pavimentos bem definidos: no térreo, concentram-se os espaços sociais — como living, cozinha, escritório, adega e sauna — pensados para promover convivência e integração; no superior, encontram-se os dormitórios, configurando a ala mais íntima e reservada da residência. Os ambientes mais valorizados, como o living e a suíte master, foram orientados para a área verde externa e para o pátio, aproveitando a vista privilegiada e reforçando a relação da casa com a paisagem. A escada que conecta os dois níveis foi posicionada de forma estratégica no centro geométrico da casa, encurtando distâncias.


4) A composição final é de uma arquitetura limpa e de poucos, porém marcantes, volumes. Destaca-se  sobretudo a máscara que envelopa todo o pavimento superior, um brise inspirado em um petroglifo encontrada em Porto Belo que foi materializado em chapas perfuradas metálicas. Os volumes inferior e superior possuem geometrias distintas e foram deslizados entre si, criando vazios e terraços que tornam a linguagem dinâmica e fluida.  


Equipe de Projeto: Nathália Wehmuth, Eduardo Lopes, Camila Paganelli, Marcos Barrios, Vitoria Fitz, Cauã Anderson, Lívia Costa, Debora Bianchi, Maria Eduarda Moisés, Maria Clara Prado.

bottom of page